quarta-feira, maio 20, 2009

Mais de 200 pessoas na Noite dos Museus

O Museu de Angra do Heroísmo abriu às portas à comunidade, no passado sábado, num horário nocturno (das 21H00 à 01H00), aderindo deste modo, pelo quarto ano consecutivo, à Noite dos Museus, uma iniciativa lançada pelo Ministério da Cultura e Comunicação de França. Na Noite dos Museus, cuja organização contou com o apoio do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores, o Museu de Angra recebeu mais de 200 visitantes.
Embora a grande atracção tenha sido a abertura de um planetário digital, que efectuou quatro sessões contínuas, as observações astronómicas cativaram também os visitantes, dadas as excepcionais condições de visibilidade registadas. O Museu, iluminado com candeias, transformou o céu nocturno no grande protagonista da noite, instalando, com a colaboração de astrónomos amadores e de clubes de astronomia da Terceira, três telescópios no claustro e no pátio fronteiro à Igreja de Nossa Senhora da Guia.
Na ocasião, ocorreu ainda a abertura da exposição “Os Astros entre Nós”, que, além de um meteorito de 2,2 kg oriundo do Campo del Cielo (Argentina), exibe vários exemplares de relógios de sol de diferentes tipos e instrumentos náuticos de diversa natureza como astrolábios, octantes e sextantes.

(in Diário Insular)

Etiquetas: ,