A evolução da escrita
Referindo-se á evolução dos símbolos utilizados na escrita, Félix Rodrigues afirmou que provavelmente, a escrita ideográfica evoluiu a partir de formas de escrita pictográfica, uma vez que consiste em representar, através de signos pictóricos, não só objectos e ideias, mas também, sons com que os objectos ou ideias são referidos num dado idioma.
Ao esquecer a função da escrita, como um processo que envolve a troca de informações e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para este fim, podemos incorrer em interpretações incorrectas ou aleatórias do significado ou utilidade dos símbolos na escrita.
Afirmou ainda que o trabalho recentemente tornado público que defende que a Terceira pode ter sido a ilha do “Ovo Cósmico”, a terra natal dos primeiros faraós, se baseia numa constatação da forma dos símbolos e não na transmissão de uma mensagem, por isso é frágil e sem suporte científico. Formas naturais, com semelhança a algumas representações humanas podem ser encontradas em toda a parte. Para confirmar que é possível construir uma teoria pouco consistente em torno de formas naturais ou aleatórias, bastaria recorrer ao Google Earth e encontrar figuras semelhantes às que de seguida se apresentam, observadas na ilha Graciosa.
Figura de babuíno
No antigo Egipto, o babuíno estava associado ao deus Thoth, considerado o deus da escrita, do cálculo e das actividades intelectuais.
Figura de rato
O rato-de-faraó ou mangusto (Herpestes ichneumon) é um roedor originário da Europa, Ásia e África, muito estimado pelos antigos egípcios por ser considerado um grande devorador de ovos de crocodilos. Destes factos, associados aleatoriamente, não resulta prova de ligação dos Açores à civilização egípcia. Ora, se os símbolos gigantes encontrados na Terceira dão origem ao “Ovo Cósmico”, a Graciosa também terá que se considerada como fazendo parte desse tal ovo.
Para Félix Rodrigues, a escrita é muito mais do que uma junção de símbolos, integra também a língua, o pensamento e a cultura de um escritor ou de um povo. Deu como exemplo Camões e os Lusíadas, de como a escrita de Camões evoluiu, desde que escrevera:
En una selva al dispuntar del dia
Estaba Endimion triste y lloroso,
Vuelto al rayo del sol, que presuroso
Por la falda de un monte descendia.
Até à grande epopeia portuguesa:
Olha por outras partes a pintura
Que as Estrelas fulgentes vão fazendo:
Olha a Carreta, atenta a Cinosura,
Andrómeda e seu pai, e o Drago horrendo;
Vê de Cassiopeia a fermosura
E do Orionte o gesto turbulento;
Olha o Cisne morrendo que suspira,
A Lebre e os Cães, a Nau e a doce Lira.
Nessa estrofe dos Lusíadas, Camões resume o conhecimento medieval dos céus, tanto do hemisfério celestial norte como do hemisfério celestial sul.
Terminou referindo que se extrairmos o dom de uma palavra, vemos mais do que som, tanto como ideia ou o equivalente a raça:
Dos que a evocam,
Dos que a pronunciam,
Como uma explosão de genes, marcados por sílabas, em vez de aminoácidos.
Etiquetas: Félix Rodrigues, História, polémica
2 Comments:
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