quarta-feira, outubro 15, 2008

Universidade preenche 97% das Vagas

A Universidade obteve a maior taxa de sempre no preenchimento de vagas na 2ª fase de acesso ao Ensino Superior, ao preencher 135 dos 139 lugares disponíveis.
A Universidade dos Açores preencheu 97 por cento das vagas na segunda fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior. De acordo com a Universidade dos Açores, o valor corresponde à maior taxa de sempre no preenchimento de vagas postas a concurso na segunda fase de acesso ao Ensino Superior.Dos 139 lugares disponibilizados, 135 foram preenchidos, o que, segundo aquela instituição, está bem acima do verificado na segunda fase dos concursos de anos transactos: 65 por cento em 2007/08, 57 por cento em 2006/07, 32 por cento em 2005/06 e 37 por cento em 2004/05. Com este resultado recorde, no conjunto das academias portuguesas, a Universidade dos Açores ganha maior vantagem, comparativamente ao ocorrido na primeira fase das colocações, em Setembro passado, encontrando-se à frente das Universidades de Lisboa, do Algarve e da Beira Interior e a par da Universidade de Évora.No cômputo geral, ou seja, incluindo os resultados das primeira e segunda fases do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior e dos concursos especiais, a Universidade dos Açores prevê que, no termo do prazo de matrículas, o número total de novos estudantes ultrapasse os 1.100.“Esta cifra, mais do que o pleno preenchimento das vagas colocadas a concurso, significa até a sua superação”, sublinha academia açoriana. A Universidade dos Açores refere “estes resultados óptimos premeiam o esforço da academia no processo de racionalização de oferta de ensino e na sua adequação às expectativas da sociedade açoriana”. Acrescenta que, “do mesmo modo, equivalem a uma prova de confiança na Universidade dos Açores, fruto do labor de um corpo docente ainda jovem, mas muito qualificado, que garante uma prática de competência e criatividade”.De acordo com a instituição, “a partir de agora, jamais se pode invocar a falta de estudantes para justificar a crise financeira da Universidade dos Açores”.“De facto, o défice da instituição decorre da insensibilidade do Governo da República pelas especificidades da Universidade dos Açores, cuja gestão quotidiana acarreta sobrecustos, motivados pelos efeitos da insularidade e da organização tripolar”, conclui a academia açoriana.
CURSO LIVRE
Entretanto, o Departamento de Ciências da Educação da Universidade dos Açores promove um curso livre intitulado “Construindo o sentido do número e das operações”. Esta iniciativa de formação surge com o intuito de actualizar e alargar o leque de estratégias didácticas, potenciadores do desenvolvimento sentido do número e das operações, numa perspectiva de formação ao longo da vida. O curso tem início no dia 25 deste mês e termina a 29 de Novembro e funcionará aos sábados, entre as 09H00 e as 13H00, num total de 24 horas. As inscrições encontram-se abertas até ao dia 20 deste mês, no secretariado do Departamento de Ciências da Educação.
(In Diário Insular)

Etiquetas: , ,