sábado, agosto 02, 2008

Mobilidade na Universidade dos Açores

Actuando no contexto da Pró-Reitoria para a Mobilidade e Cooperação, o Gabinete de Relações Internacionais (GRI) da UAc tem apresentado um significativo crescimento no que toca à mobilidade de estudantes, quer em termos dos estudantes estrangeiros que procuram a UAc, quer em termos da demanda de escolas estrangeiras por parte dos nossos estudantes, tendo-se verificado, no total, para o ano lectivo 2008/2009, um acréscimo de cerca de 30% em relação ao ano anterior.No âmbito do Programa ERASMUS, do Programa de Bolsas Luso-Brasileiras Santander Universidades, e das actividades desenvolvidas através do protocolo estabelecido com a Universidade do Vale de Itajaí (UNIVALI - Brasil), o GRI irá mobilizar um total de 91 estudantes, sendo 49 os que nos visitarão (o que corresponde a um aumento de 14%), oriundos da Alemanha, do Brasil, da Bulgária, de Espanha, da Eslovénia, da Eslováquia, de França, da Grécia, de Itália, da Lituânia, da Roménia, da Turquia e da Venezuela. Uma vez que o prazo para a entrega das candidaturas dos estudantes que queiram frequentar a UAc no 2.º semestre só terminará no dia 30 de Novembro, prevê-se que este número venha a aumentar significativamente, tendo em conta a experiência do ano anterior. Os restantes 42 (equivalente a um aumento de 45%) são estudantes da UAc que se decidiram por uma experiência académica no exterior e que escolheram como países de destino a Bélgica, o Brasil, a Espanha, a França, a Grécia, a Holanda, a Itália, a Lituânia e a Turquia. Prevê-se, ainda, a saída de mais 3 estudantes da UAc, no 2.º semestre, através do Programa de Bolsas Luso-Brasileiras Santander Universidades, cujas candidaturas irão ter lugar a meados de Setembro.Os estudantes que já passaram pela experiência de mobilidade descrevem-na como sendo vantajosa para ‘aumentar a adaptabilidade de cada indivíduo a novas realidades e circunstâncias’ e ‘para um valioso intercâmbio de experiências, conhecimentos e culturas’. A mobilidade académica é descrita como ‘culturalmente enriquecedora, permitindo que se alarguem os horizontes’, contribuindo, assim, para ‘o crescimento do estudante’. É também uma ferramenta linguística, ‘fazendo com que o aluno desenvolva competências numa língua estrangeira’. Recomendam, por isso, vivamente esta experiência a outros estudantes, afirmando que gostariam de revivê-la, pelo menos, mais uma vez.Este Gabinete constitui-se, assim, estrutura de coordenação, acompanhamento e apoio operacional de todas as iniciativas de internacionalização do ensino, da investigação e da prestação de serviços, designadamente no âmbito da cooperação e da mobilidade académicas, motivo pelo qual tem sido cada vez mais procurado pelos estudantes da UAc.

(In Azores Digital)

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