sexta-feira, abril 18, 2008

Chumbada proposta do PSD Açores sobre financiamento da Universidade dos Açores

A maioria socialista na Assembleia Legislativa dos Açores chumbou hoje uma proposta do PSD que propunha um reforço do financiamento do Estado para a Universidade dos Açores (UAç).
Os sociais-democratas defendiam que o Ministério da Educação e do Ensino Superior aumentasse em 30 por cento as verbas destinadas à universidade açoriana, tendo em conta os custos da insularidade e da tripolaridade (divisão da universidade em três ilhas).
A bancada do PS, pela voz da deputada Cláudia Cardoso considerou, no entanto, que os valores propostos pelo PSD “não resolveriam os problemas financeiros da Universidade dos Açores”.
No seu entender, o problema da UAç está relacionado com o reduzido número de alunos, situação que não pode, nem deve ser resolvida através da simples injecção de capital na universidade.
Uma opinião partilhada pelo secretário regional da Educação e Ciência, que considerou “inútil” e “inócua” a proposta do PSD, acrescentando que os problemas da universidade açoriana estão relacionados com a “gestão”.
Álamo Meneses disse ainda que os pólos da Universidade de Angra do Heroísmo e da Horta não podem ser vistos, por si só, como custos da tripolaridade, uma vez que os docentes que lá desempenham funções, teriam sempre de receber os seus vencimentos, independentemente da ilha onde trabalham.
O governante sugeriu que se aguarde pela apresentação de uma proposta concreta por parte de um grupo de trabalho que está a avaliar a situação financeira da Universidade dos Açores, para só depois se avançar para uma solução.
António Marinho, do PSD, lamentou, por outro lado, que se tenha perdido uma oportunidade de ajudar financeiramente a Universidade dos Açores e de responsabilizar o Estado pelos custos da insularidade.
Na opinião do deputado social-democrata, o debate em plenário desta matéria, revelou que a maioria socialista procurou encontrar “desculpas” para não aprovar uma proposta da oposição.
A Universidade dos Açores tem um défict anual na ordem dos cinco milhões de euros.
(In Lusa).