sexta-feira, fevereiro 15, 2008

Contratos de Saneamento em Universidades Portuguesas

O Governo prepara-se para assinar, até ao próximo mês de Março, através do Ministério da Ciência e Ensino Superior, contratos de saneamento financeiro com quatro universidades – Évora, Algarve, Trás-os-Montes e Açores.
A intenção foi revelada pelo ministro da Ciência e Ensino Superior, através da TSF, com Mariano Gago a acrescentar que os contratos têm de ser feitos «necessariamente durante o primeiro trimestre deste ano, para terem efeitos úteis».
Embora escusando-se a revelar o montante total envolvido nesta operação, o ministro do Ensino Superior admitiu a possibilidade de celebrar contratos idênticos com outras universidades no futuro, isto apesar de desconhecer «outras situações de idêntico grau de dificuldade» como as quatro instituições envolvidas.
Igualmente no âmbito da reestruturação das universidades, «cerca de 30 cursos» deverão ser, em 2008, «reorganizados, fundidos ou extintos, para dar lugar a oferta formativa mais consistente», acrescentou Mariano Gago.


Além das alterações nestes 30 cursos, as universidades preparam ainda a reorganização, «por sua decisão, de outras licenciatura, «sem terem nenhuma obrigação de o fazer», frisou o minsitro. Em declarações também à TSF, o reitor da Universidade de Évora, uma das instituições envolvidas, que de prepara para fechar cursos de Física, Matemática, Filosofia e Ciências da Terra e da Atmosfera, todos com menos de 20 alunos, recordou que «por ser uma pequena universidade, [a instituição] tem dificuldade em fazer economias de escala e isso reflecte-se nos custos da nossa formação, que se tornam de certo modo incompatíveis com o orçamento que nos é atribuído».
Também por esta razão, a Universidade de Évora prevê dispensar igualmente alguns «docentes convidados», de modo a conseguir sanear mais facilmente as suas contas, acrescentou Jorge Araújo.

(In Diário Digital)

Etiquetas: , ,