quinta-feira, outubro 11, 2007

Biogeografia Insular

Os professores Paulo Borges e Rosalina Gabriel, do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores participaram no simpósio de Harvard, Estados Unidos da América, onde se comemoravam os 40 anos da publicação da teoria "Island Biogeography", sendo o maior evento relacionado com a Biogeografia Insular, no momento.
No evento que decorreu entre 5 e 6 de Outubro abordaram-se temas como a "Micro-evolução da forma em ilhas", "Ilhas como local de acolhimento de espécies", "Selecção natural e especiação em ilhas", "Especiação e dinâmica de colonização de arquipélagos" e muitos outros aspectos específicos da biologia insular e da biogeografia.

A Teoria da "biogeografia insular" afirma que o número de espécies que se encontram em equilíbrio biológico numa ilha é determinado por dois factores: pelo efeito da distância ao continente e pela dimensão da ilha, que condicionam a taxa de extinção e o nível de imigração de espécies. Assim sendo, as ilhas próximas do continente Africano, como por exemplo as Canárias, têm possibilidade de receber maior número de espécies imigrantes do que os Açores, localizados no Centro do Atlântico Norte. Nas ilhas pequenas, a taxa de extinção é mais elevada do que nas ilhas maiores. A teoria da Biogeografia insular" foi testada, em campo, na Florida.
Neste evento, que contou com a presença de Edward O. Wilson, um dos autores da teoria e professor da Universidade de Harvard, participaram cerca de 250 cientistas de todo o mundo, com interesses tanto na área da biogeografia insular como na área do estudo da evolução de espécies.

(In Azores Digital e Jornal Diário)

Etiquetas: , , , ,