sábado, maio 07, 2011

UNIVERSIDADE DOS AÇORES Aluna do Campus de Angra recebe bolsa de programa americano


Susana Andrade é aluna do 2º ano da licenciatura em Educação Básica do Departamento de Ciências da Educação do campus de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores e está entre os cinco candidatos seleccionados, em todo o território nacional, para receber uma bolsa de estudo no âmbito do programa Fulbright.
Para além dos Açores, a lista final de 2011 inclui alunos universitários de Lisboa, Viseu e Leiria.
Trata-se de como forma de promoção do intercâmbio cultural entre Portugal e os Estados Unidos da América que, na prática, oferece a estudantes e professores oportunidade de estudar, leccionar ou fazer investigação em ambos os países.
Cidadania, Ambiente, Economia e Educação são as áreas representadas na lista de 2011 do Programa Fulbright que visa atribuir bolsas de estudo a estudantes e docentes portugueses e americanos de forma a dar oportunidade de estudar, leccionar ou fazer investigação nos Estados Unidos da América e em Portugal através de intercâmbio cultural entre os dois países.
Este ano a lista dos candidatos seleccionadas inclui Susana Andrade, aluna do 2º ano da licenciatura em Educação Básica do Departamento de Ciências da Educação do campus de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores, a par de Daniela Maia, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, ambas na área de Educação.
Fazem-se ainda representar Cidália Eusébio, Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria, Cidadania; Ricardo Farinha, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Ambiente; e Rui Silva, Escola Superior de Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa, Economia.
Na prática, os alunos devem permanecer em institutos de Verão durante cinco semanas com partida de Portugal para os Estados Unidos da América a 15 de Julho de 2011.
No caso concreto da área de Educação, o “Institute on Education in the 21st Century”, como é designado o espaço onde estudam os alunos de Educação do Ensino Primário e Secundário, irá tratar de temáticas relacionadas com o sistema de educação americano através de discussões à volta da história da escola pública, bem como a actual política de educação, integração e diversificação nas escolas do mesmo país.
Os alunos terão de examinar modelos de reforma e implementar novas ideias para colocar em prática.
A estadia inclui a visita a estabelecimentos de ensino locais e a participação em actividades com a comunidade de participantes, sendo que, na totalidade, o número de alunos em cada instituto é de 18 alunos.

Missão entre dois países

Criada em 1960, a Comissão Cultural Luso-Americana – Comissão Fulbright surge por acordo diplomático assinado entre o Governo Português e o Governo dos Estados Unidos da América (EUA), sendo que, desde então, a Comissão administra em Portugal o Programa Fulbright de intercâmbio educacional.
Essa tem como fim essencial o desenvolvimento de actividades envolvendo bolseiros e amigos da Comissão Cultural Luso-Americana no quadro de aplicação do Programa Fulbright, como forma de promoção do intercâmbio cultural entre os dois países.
A missão é fomentar o entendimento mútuo através da oferta de oportunidades de intercâmbio de professores, investigadores e estudantes, com base no mérito; da disponibilização de orientação e informação de qualidade sobre os sistemas de ensino dos dois países; e da organização de iniciativas que potenciem a partilha de conhecimento.
Concretamente, as bolsas de estudo do Programa Fulbright oferecem a estudantes e professores portugueses a oportunidade de estudar, leccionar ou fazer investigação nos EUA, bem como a estudantes e professores americanos a oportunidade de desenvolver o mesmo tipo de actividades em Portugal.
Actualmente, o Programa Fulbright está presente em mais de 155 países em todo o mundo.

Programas

Entretanto, apesar de os concursos estarem praticamente todos fechados para candidatura às várias bolsas de estudo integradas no Programa Fulbright, o programa Fulbright-Schuman atribui bolsas de investigação e/ou estudos pós-graduados em Assuntos Europeus ou Relações União Europeia-Estados Unidos da América em universidades americanas acreditadas ou em centros de investigação.
O programa destina-se a cidadãos dos 27 estados-membros da União Europeia.
As informações sobre o regulamento destas bolsas e para aceder ao formulário de candidatura, estão disponíveis na página da Web http://www.fulbrightschuman.eu/grants-eu-citizens/.
É de referir que, de acordo com informação disponível on-line no site oficial, a Comissão Fulbright assinou acordos de cooperação com as universidades portuguesas ao abrigo das quais foram estabelecidos nessas universidades Centros Regionais de Informação Fulbright, entre as quais a Universidade dos Açores.
Estas complementam a actividade do Centro de Informação Fulbright e possuem recursos e pessoal qualificado para responder aos pedidos de informação sobre possibilidades de estudo, investigação e docência em universidades norte-americanas.

(In Sónia Bettencourt sonia@auniao.com )