domingo, setembro 06, 2009

Governo homenageia pioneiro do estudo científico em Santa Maria

O secretário regional do Ambiente e Mar, Álamo Meneses, enalteceu o pioneirismo de Dalberto Pombo, um dos primeiros habitantes da ilha de Santa Maria, sem formação científica, que se dedicou nas horas livres ao estudo da história natural.
No âmbito de uma palestra de homenagem a Dalberto Pombo, no Centro de Interpretação Ambiental que recebeu o seu nome, Álamo Meneses reconheceu que estamos perante um homem que representou “com muita dignidade a ciência em Santa Maria”.
“Foi um homem que embora sem formação científica foi um pioneiro na história natural de Santa Maria e na relação que estabeleceu com diferentes universidades”, afirmou o governante.
Segundo Álamo Meneses, Dalberto Pombo, fez importantes estudos do ponto de vista das migrações das tartarugas marinhas, área em que foi pioneiro no Atlântico, além de ter apoiados diversos cientistas que passaram pela mais antiga ilha açoriana.
A palestra de homenagem ao cientista amador, falecido em 2007, esteve a cargo do professor Paulo Borges, do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores.

(in Açores Net)

Etiquetas: , , ,