quinta-feira, maio 28, 2009

Carlos César exorta as comunidades emigrantes a investirem na educação

O presidente do Governo dos Açores disse hoje ser "absolutamente fundamental que a nossa comunidade veja a educação como o mais importante investimento que pode fazer no futuro". Carlos César falava no decorrer de uma visita ao Rhode Island College - em cuja população estudantil se contam muitos descendentes de emigrantes açorianos - e acrescentou que a educação não apenas ajuda a encontrar empregos mais bem remunerados e a alcançar melhores carreiras profissionais, como, igualmente, protege as pessoas e as suas famílias em tempo de crise, tornando mais fácil enfrentar a instabilidade e o desemprego.
Valorizando o papel que, nesse sentido, tem também desempenhado o Institute for Portuguese and Lusophone World Studies - contribuindo para a promoção e preservação das tradições culturais açorianas - sublinhou, no entanto, que os valores culturais são dinâmicos e não devem constituir-se como obstáculo à integração.

Para Carlos César, o Governo Regional tem um claro entendimento da importância de modernizar as relações dos Açores com as comunidades emigrantes e deseja ser um parceiro activo das jovens gerações de açor-americanos na sua aproximação aos valores culturais dos seus antepassados, incluindo a língua e as tradições, e ajudando-as na descoberta das suas raízes.
Realçando que os Açores de hoje são muito diferentes do que os Açores dos antepassados dos jovens a quem se dirigia, o presidente do Governo traçou o quadro da actualidade económica e social de uma região plenamente integrada num mundo globalizado e afirmou ser importante que eles possam aperceber-se disso pessoalmente, estreitando ainda mais os laços que unem o estado onde vivem à terra de origem dos seus ancestrais.
Considerou, por isso, que, sendo decisiva a mobilidade dos jovens, o incremento de cursos de verão quem tem sido feito com a Universidade dos Açores pode ser levado ainda mais longe, a ponto de consagrar um curso que sirva os interesses e as necessidades de açorianos e açor-americanos.
Entretanto, desejou "aos alunos que brevemente visitarão os Açores, participando no Curso de Verão, o maior proveito em termos formativos e também pessoais da experiência que vão ter, e que se constituam, sempre que puderem, em embaixadores da nossa Região, da nossa cultura e das nossas ambições."

(in Contratempo.com)

Etiquetas: ,