segunda-feira, abril 28, 2008

Tirar um curso superior compensa

Portugal é um dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) onde é financeiramente mais vantajoso tirar um curso superior, segundo um estudo internacional que será divulgado esta quinta-feira em Lisboa, refere a Lusa.
De acordo com o documento «O Ensino Superior na Sociedade do Conhecimento», realizado pela OCDE, uma licenciada em Portugal ganha, em termos líquidos, mais dez por cento do que uma mulher que só tenha concluído o ensino secundário.
No caso dos homens, a diferença não é tão acentuada, mas, ainda assim, ronda os oito por cento.
«Frequentar o ensino superior é altamente rentável do ponto de vista individual», salienta o estudo, que aponta Portugal como um dos países onde é mais rentável ter um «canudo», a par do Reino Unido, Irlanda e Finlândia.
Retorno para as mulheres é maior
O relatório, realizado em 24 países ao longo de três anos, indica ainda que no caso das mulheres com habilitações superiores a percentagem de retorno face ao investimento feito num curso é superior à dos homens.
No caso delas, o valor fica acima dos 13 por cento, o segundo mais elevado da OCDE, enquanto no dos licenciados portugueses não vai além dos 11 por cento, o quarto melhor registo.
Segundo a Organização, a diferença nos salários entre diplomados e não diplomados reflecte-se não só à entrada no mercado de trabalho, mas também ao longo de toda a carreira.
Mas as vantagens não são apenas financeiras. O estudo aponta igualmente benefícios sociais, como uma melhor saúde individual e familiar, um mais elevado desenvolvimento cognitivo dos filhos e melhores condições no local de trabalho, apesar de estes factores serem mais difíceis de quantificar.
Os países também lucram
Os ganhos em tirar um curso superior não são só individuais. Os países também lucram, já que elevadas taxas de diplomados ajudam indirectamente à diminuição da mortalidade infantil, aumento da esperança de vida e redução da pobreza, assim como na diminuição da taxa de crimes e numa maior estabilidade política e democratização.
Estes são alguns dos dados constantes do estudo «O Ensino Superior na Sociedade do Conhecimento», que será apresentado quinta e sexta-feira em Lisboa, numa conferência internacional que contará com a presença do ministro do Ensino Superior, Mariano Gago.

(In Portugal Diário)

Etiquetas: ,