sábado, fevereiro 23, 2008

Presidente da Associaçõa de Estudantes do Campus de Angra do Heroísmo

DUARTE CUNHA: “A prioridade desta associação não é a Semana Académica, apesar de esta constituir um importante momento de convívio entre todos os estudantes”.

Quais as prioridades da recém empossada Associação de Estudantes do campus de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores?
A principal prioridade da Associação de Estudantes do Campus de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores para o seu mandato é representar todos os alunos do campus de Angra. Pretendemos que os estudantes sejam apoiados desde o primeiro dia em que chegam Terceira. Nesse sentido, iremos organizar visitas guiadas pela ilha, pois muitas vezes os alunos do exterior chegam cá e acabam por sentir-se deslocados e por não conhecer as belezas da Terceira. Ao contrário do que muitas vezes as pessoas pensam, a prioridade desta associação não é a Semana Académica, apesar de esta constituir também um importante momento de convívio entre todos os estudantes. Organizada em conjunto com a Associação de Estudantes da Escola Superior de Enfermagem de Angra do Heroísmo, a Semana Académica terá lugar este ano de 22 a 27 de Abril. O programa será divulgado oportunamente. Entre outras actividades que pretendemos levar a cabo durante o nosso mandato estão conferências sobre diversos temas e actividades desportivas.
Quais os principais problemas com que se deparam actualmente os estudantes do campus de Angra da Universidade dos Açores e como poderão ser ultrapassados?
Umas das grandes dificuldades dos alunos neste momento prende-se com o facto da maioria das aulas teóricas serem no novo pólo do Pico da Urze, enquanto a cantina, o bar e as aulas práticas continuam no pólo da Terra-Chã. Como a maioria dos alunos não tem transporte torna se complicado, por muitos só terem uma hora de almoço. Visto ser um problema de curto/médio prazo, procuramos, em conjunto com os professores, encontrar uma maior flexibilidade no horário, para que a distância entre pólos não seja factor limitador do bom funcionamento académico.
Como encara a Associação de Estudantes do campus de Angra do Heroísmo a crise financeira que atravessa actualmente a Universidade dos Açores?
Um dos nossos principais objectivos é também conseguir colmatar essa falha, de maneira que, com poucos custos, possamos desenvolver actividades extra-curriculares, com o objectivo de melhor acolher os estudantes que vêm do exterior e promover o bom convívio entre os estudantes em geral.
Que soluções preconizam para a actual crise?
Sabendo que não depende directamente da Associação de Estudantes do Campus de Angra do Heroísmo e acreditando na boa gestão por parte dos nossos superiores, cremos que essa situação será temporária.
(In Diário Insular)

Etiquetas: , ,