Uma Região Cheia de Potencialidades
Félix Rodrigues (Opinião)
São várias os especialistas que afirmam que somos uma Região cheia de potencialidades, todavia, não passamos disso mesmo, por incapacidade de nos focarmos naquilo que interessa.
Qualquer um reconhece que temos enormes potencialidades geoestratégicas, marinhas ou marítimas, agrícolas, ambientais e turísticas. Podemos ser os melhores da Europa nessas áreas. Somo-lo?
Quando queremos abarcar tudo, acabamos por perder o rumo, daí que seja necessário cada vez mais centrarmo-nos num ponto e num passo de cada vez.
Todos os dias aparece alguém, que não daqui, a dizer-nos o quanto de bom temos. Sentimos orgulho, até o publicitamos, mas na prática não tiramos daí proveito.
Tomemos como exemplo o facto do site "BootsnAll", uma referência internacional para os turistas amantes de natureza e, também, de caminhadas, ter referido o trilho da Criação Velha, inserido na Paisagem da Vinha da ilha do Pico como um dos oito mais especiais do mundo. Relativamente à qualidade do trilho e da paisagem da Cultura da Vinha do Pico já classificada pela UNESCO, não é nada que já não suspeitássemos. Ou seja, a priori, é suposto que do ponto de vista turístico haja especificidade, singularidade e autenticidade nessa paisagem. A questão que aqui se coloca prende-se com o aproveitamento dessa publicidade gratuita, que segundo me parece, não custou um cêntimo à região, dos cerca de 30 milhões anuais que investimos na publicitação do destino Açores. Em termos de mercado global, a Montanha do Pico capta actualmente um milionésimo do mercado mundial de montanhismo e rende anualmente, baseando-me apenas naqueles que sobem a montanha, cerca de 11 salários mínimos. Será que existe no mundo um milhão de montanhas melhores do que o Pico? Pelos vistos, a Montanha do Pico, sem a qual não havia cultura da vinha ou trilho, estará também ela no oitavo lugar especial do mundo. Não é isso argumento suficiente para mobilizar a National Geographic, sem lhe pagar nada, como muitos outros o fazem, para mostrar algo fantástico e único que possuímos?
Não será esse facto importante para se começar a organizar desde já, pacotes turísticos específicos para potenciar esses recursos?
O turismo de montanha gera a nível mundial entre 47 mil milhões e 60 mil milhões de euros por ano.
A captação de turistas, usando especificamente o trilho da Criação Velha, a paisagem protegida da Cultura da Vinha e o apelativo da Montanha do Pico, não é compatível com a promoção do destino Açores, geograficamente indefinido, assumidamente ecológico mas promocionalmente feito para as massas. Falta-nos iniciativa, especialização e espírito empresarial.
Com umas contas rápidas, poderemos rapidamente, no espaço de dois ou três anos, com essa publicidade gratuita e acordos acertados e realistas com redes de viagens, criar emprego e gerar mais riqueza no Pico e consequentemente nos Açores.
O Pico não é o único exemplo recente de distinção internacional, ainda muito recentemente a revista National Geographic Traveler elegeu o Arquipélago dos Açores, como as segundas melhores ilhas do mundo. E depois! Para que é que isso serve? Fizemos algum roteiro turístico especial para promover em conjunto as três ilhas aí mencionadas: Faial, São Miguel e Terceira?
Temos que fazer um esforço para nos centrarmos nas distintas realidades dos Açores: Ilhas, Grupos e Arquipélago. Cada foco, cada olhar, é turisticamente distinto. Temos que aproveitar aquilo que de positivo nos vai caindo no colo, como fruta madura numa árvore que já há muito tempo deveria ter sido colhida.
Qualquer um reconhece que temos enormes potencialidades geoestratégicas, marinhas ou marítimas, agrícolas, ambientais e turísticas. Podemos ser os melhores da Europa nessas áreas. Somo-lo?
Quando queremos abarcar tudo, acabamos por perder o rumo, daí que seja necessário cada vez mais centrarmo-nos num ponto e num passo de cada vez.
Todos os dias aparece alguém, que não daqui, a dizer-nos o quanto de bom temos. Sentimos orgulho, até o publicitamos, mas na prática não tiramos daí proveito.
Tomemos como exemplo o facto do site "BootsnAll", uma referência internacional para os turistas amantes de natureza e, também, de caminhadas, ter referido o trilho da Criação Velha, inserido na Paisagem da Vinha da ilha do Pico como um dos oito mais especiais do mundo. Relativamente à qualidade do trilho e da paisagem da Cultura da Vinha do Pico já classificada pela UNESCO, não é nada que já não suspeitássemos. Ou seja, a priori, é suposto que do ponto de vista turístico haja especificidade, singularidade e autenticidade nessa paisagem. A questão que aqui se coloca prende-se com o aproveitamento dessa publicidade gratuita, que segundo me parece, não custou um cêntimo à região, dos cerca de 30 milhões anuais que investimos na publicitação do destino Açores. Em termos de mercado global, a Montanha do Pico capta actualmente um milionésimo do mercado mundial de montanhismo e rende anualmente, baseando-me apenas naqueles que sobem a montanha, cerca de 11 salários mínimos. Será que existe no mundo um milhão de montanhas melhores do que o Pico? Pelos vistos, a Montanha do Pico, sem a qual não havia cultura da vinha ou trilho, estará também ela no oitavo lugar especial do mundo. Não é isso argumento suficiente para mobilizar a National Geographic, sem lhe pagar nada, como muitos outros o fazem, para mostrar algo fantástico e único que possuímos?
Não será esse facto importante para se começar a organizar desde já, pacotes turísticos específicos para potenciar esses recursos?
O turismo de montanha gera a nível mundial entre 47 mil milhões e 60 mil milhões de euros por ano.
A captação de turistas, usando especificamente o trilho da Criação Velha, a paisagem protegida da Cultura da Vinha e o apelativo da Montanha do Pico, não é compatível com a promoção do destino Açores, geograficamente indefinido, assumidamente ecológico mas promocionalmente feito para as massas. Falta-nos iniciativa, especialização e espírito empresarial.
Com umas contas rápidas, poderemos rapidamente, no espaço de dois ou três anos, com essa publicidade gratuita e acordos acertados e realistas com redes de viagens, criar emprego e gerar mais riqueza no Pico e consequentemente nos Açores.
O Pico não é o único exemplo recente de distinção internacional, ainda muito recentemente a revista National Geographic Traveler elegeu o Arquipélago dos Açores, como as segundas melhores ilhas do mundo. E depois! Para que é que isso serve? Fizemos algum roteiro turístico especial para promover em conjunto as três ilhas aí mencionadas: Faial, São Miguel e Terceira?
Temos que fazer um esforço para nos centrarmos nas distintas realidades dos Açores: Ilhas, Grupos e Arquipélago. Cada foco, cada olhar, é turisticamente distinto. Temos que aproveitar aquilo que de positivo nos vai caindo no colo, como fruta madura numa árvore que já há muito tempo deveria ter sido colhida.
(In Jornal Terra Nostra)
3 Comments:
tiffany and co, christian louboutin shoes, polo ralph lauren outlet, coach purses, nike free, longchamp handbags, coach factory outlet, louis vuitton outlet, tiffany and co, louis vuitton, gucci outlet, kate spade handbags, louis vuitton outlet, true religion jeans, tory burch outlet, kate spade outlet, prada handbags, air max, michael kors outlet, chanel handbags, burberry outlet, ray ban sunglasses, oakley sunglasses, burberry outlet, prada outlet, nike shoes, michael kors outlet, longchamp outlet, louis vuitton handbags, ray ban sunglasses, coach outlet, jordan shoes, michael kors outlet, louboutin outlet, michael kors outlet, polo ralph lauren outlet, air max, michael kors outlet, michael kors outlet, coach outlet store online, louis vuitton outlet stores, oakley sunglasses cheap, oakley sunglasses, true religion jeans, louboutin, longchamp handbags, louboutin
hollister, herve leger, canada goose, insanity workout, nfl jerseys, canada goose, soccer jerseys, north face outlet, p90x, ugg, uggs outlet, canada goose, marc jacobs, new balance shoes, ugg pas cher, canada goose outlet, ferragamo shoes, canada goose uk, celine handbags, jimmy choo outlet, abercrombie and fitch, reebok outlet, mac cosmetics, longchamp, wedding dresses, ugg boots, beats by dre, mcm handbags, asics running shoes, ghd, giuseppe zanotti, babyliss pro, soccer shoes, canada goose jackets, ugg boots, ugg australia, lululemon outlet, birkin bag, mont blanc, north face jackets, nike huarache, nike roshe run, bottega veneta, chi flat iron, rolex watches, instyler, vans shoes, valentino shoes
montre homme, iphone 6 cases, thomas sabo, swarovski crystal, hollister clothing store, swarovski, lancel, rolex watches, moncler, ray ban, wedding dresses, air max, hollister, ugg, ralph lauren, coach outlet store online, pandora jewelry, converse, baseball bats, oakley, louboutin, juicy couture outlet, moncler, gucci, air max, pandora charms, hollister, moncler outlet, timberland boots, louis vuitton, toms shoes, juicy couture outlet, canada goose, vans, parajumpers, moncler, ugg, pandora charms, canada goose, moncler, moncler, links of london, converse shoes, moncler, supra shoes, karen millen
Enviar um comentário
<< Home