terça-feira, janeiro 04, 2011

Conselhos nacionais de reitores e dos politécnicos em reuniões paralelas

O Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) e o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) reúnem na ilha Terceira este sábado, dia oito. É a primeira vez que os dois organismos reúnem no mesmo dia e à mesma hora nos Açores.As reuniões dos conselhos com dimensão nacional acontecem pelas 15h, no edifício interdepartamental do polo universitário do Pico da Urze, em Angra do Heroísmo.O pró-reitor da Universidade dos Açores, Alfredo Borba, admite que as reuniões, realizadas em paralelo, dos dois organismos, podem ser lidas como um sinal de convergência entre os dois tipos de ensino. Este facto é ainda mais relevante se for tido em conta que a Universidade dos Açores é um exemplo de convivência entre ensino universitário e politécnico."Dentro da Universidade dos Açores, com destaque para o polo de Angra do Heroísmo, mas no todo da universidade também, essa integração é uma realidade. Não há qualquer problema entre os dois tipos de ensino, não há despiques... Penso que é algo muito importante", afirmou.DI tentou contactar a reitoria da Universidade dos Açores e o CRUP a fim de avaliar que temáticas poderão estar em cima da mesa nesta reunião, mas sem sucesso até ao fecho desta edição.Fonte do CCISP adiantou que não existem ainda temas definidos para o encontro.O CRUP reúne representantes de 16 universidades espalhadas por todo o país e faz parte da European University Association.Já o CCISP foi criado em 1979 e integra os institutos superiores politécnicos públicos, através do seu presidente, bem como as escolas superiores não integradas, através do seu diretor ou presidente do conselho diretivo. "Tem por competências pronunciar-se sobre todas as matérias relacionadas com este sistema de ensino, não só no plano legislativo, mas também no plano orçamental, dando, ainda, o seu contributo no desenvolvimento do ensino, da investigação e cultura", pode-se ler no site oficial deste conselho.
35 anosEsta é uma semana marcante para a Universidade dos Açores e para o campus de Angra do Heroísmo.Além das reuniões do CRUP e do CCISP, comemora-se, no domingo, dia nove, o 35º aniversário da Universidade dos Açores, com os festejos a tomarem conta do polo do Pico da Urze. A cerimónia oficial tem lugar pelas 11h, no anfiteatro do complexo pedagógico.Discursam o reitor da Universidade dos Açores, Avelino Meneses e o presidente da Associação Académica da mesma instituição. Uma oração de sapiência intitulada "O Valor Estratégico dos Açores" será proferida por Paulo Fialho, professor da universidade açoriana.Poder-se-á assistir a apontamentos musicais por tunas académicas, pelo Quinteto de Música Tradicional dos Açores e pela Filarmónica Recreio Serretense.
Enfermagem sopra velasJá no dia 10, segunda-feira, a Escola Superior de Enfermagem de Angra do Heroísmo assinala o seu aniversário."A Universidade dos Açores é uma instituição de ensino superior pública que depende do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Foi criada em 1976, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento sustentado do arquipélago dos Açores", avança o site oficial da instituição. A academia açoriana "está organizada por uma lógica de departamentos e escolas, essencialmente vocacionados para o ensino e a investigação", é explicado.É indicado ainda nessa página na Internet que a Universidade dos Açores tem atualmente cerca de 6053 alunos, 461 docentes e 235 funcionários.

(In Diário Insular)