sexta-feira, maio 22, 2009

Noite dos Museus - Reportagem

No passado sábado, o Museu de Angra do Heroísmo abriu as suas portas à comunidade num horário nocturno (21h00 à 01h00), aderindo, deste modo, pelo quarto ano consecutivo, à Noite dos Museus, iniciativa lançada pelo Ministério da Cultura e Comunicação de França. Foram muitos os terceirenses que optaram por esta noite diferente, visitando o Museu de Angra. Embora a grande atracção tenha sido a abertura de um planetário digital, que efectuou quatro sessões contínuas, as observações astronómicas cativaram também os visitantes, dadas as excepcionais condições de visibilidade registadas. O Museu, iluminado com candeias, transformou o céu nocturno no grande protagonista da noite, instalando, com a colaboração de astrónomos amadores e de clubes de astronomia da ilha Terceira, três telescópios no claustro e no pátio fronteiro à Igreja de Nossa Senhora da Guia. Para a organização deste evento, o Museu de Angra do Heroísmo contou com o apoio da Universidade dos Açores, que deste modo se associou à iniciativa «E Agora Eu sou Galileu», promovida pela Sociedade Portuguesa de Astronomia.
Na mesma ocasião, ocorreu ainda a abertura da exposição Os Astros entre Nós, que além de um meteorito de 2,2 kg oriundo do Campo del Cielo (Argentina), exibe vários exemplares de relógios de sol de diferentes tipos e instrumentos náuticos de diversa natureza como astrolábios, octantes e sextantes, com destaque para uma curiosa bússola chinesa ou "Luo Pan". Na mesma mostra, pode ainda ver-se um magnífico Livro de Horas do século XVI, um curioso exemplar de um calendário perpétuo em latão e pedra e vários diários de bordo. Num desdobrável editado pelo Museu de Angra do Heroísmo relativo a esta exposição, mostra-se a disposição do Sistema Solar à escala sobre a ilha Terceira, considerando o Sol no claustro do antigo Convento de S. Francisco, de acordo com o alinhamento de astros acontecido em 5 de Maio de 2000.
O planetário digital estará em funcionamento até 29 de Maio, realizando oito sessões diárias, de terça a sexta-feira, com a duração de cerca de 20 minutos, encerrando à segunda-feira. De manhã, as sessões decorrerão às 9h30, 10h15, 11h00 e 11h45. De tarde, o horário é o seguinte: 13h30, 14h45 15h15 e 16h15. Durante os fins-de-semana (sábados e domingos), terão lugar sessões às 14h15, 15h00 e 15h45 e 16h30. As visitas são gratuitas, sugerindo-se apenas o prévio agendamento das visitas de grupos através do Serviço Educativo do Museu de Angra do Heroísmo (endereço electrónico: ana.ls.almeida@azores.gov.pt; ou telefone: 295213147).
(In Newsletter do Museu de Angra do Heroísmo)

Etiquetas: ,