segunda-feira, abril 20, 2009

Câmara fecha posto no Alto das Covas e avança com análises aos gases

A bomba de gasolina do Alto das Covas, em Angra do Heroísmo, foi encerrada ontem, devendo manter-se assim até que se prove se o mal-estar de uma funcionária do Registo Civil, que recorreu ao hospital, teve origem em gases libertados por essa infra-estrutura.
O encerramento foi anunciado ontem à tarde pela presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, que adiantou que até à próxima semana devem ser conhecidos os resultados das análises que peritos norte-americanos realizaram ontem e que peritos da Universidade dos Açores realizam segunda-feira.

“Por precaução, ordenamos o encerramento daquela bomba de gasolina. Pedimos apoio ao destacamento americano nas Lajes que tem equipamento que permite apurar a composição dos gases no interior da Conservatória e também ao investigador Félix Rodrigues, da Universidade dos Açores, que está a coordenar o estudo da situação. Na próxima semana, um técnico da direcção regional da Energia também estará em Angra para proceder a uma avaliação do caso”, explicou Andreia Cardoso.
“Para já, existem indícios que põem em causa a segurança da população em redor daquele posto de abastecimento, daí o seu encerramento. Na próxima semana, teremos conclusões definitivas. Até lá, os serviços do Registo Civil não serão encerrados”, explicou a autarca.
Segundo DI apurou, na tarde de sexta-feira, estavam em cima da mesa três hipóteses para justificar o mal-estar sentido por vários funcionários da Conservatória do Registo Civil: libertação de gases da bomba de gasolina; gases provocados por fungos nos arquivos da Conservatório; ou a absorção de gases do trânsito que circunda nas imediações pelo sistema de ar condicionado do Registo Civil, que os terá libertado no interior do edifício.
“São as hipóteses que o professor Félix Rodrigues nos apresenta. Os peritos estão no terreno e os testes vão provar qual delas se verifica”, adianta Andreia Cardoso.
Quanto ao encerramento definitivo do posto, a autarca não se pronuncia até que se conheçam os resultados dos testes.
(In Diário Insular)

Etiquetas: , ,