sexta-feira, junho 20, 2008

Projecto permite prever deslocação de objectos no mar

Um projecto internacional liderado pelo Instituto Superior Técnico (IST) criou modelos capazes de prever as correntes marítimas na costa norte-atlântica com três dias de antecedência e visualizar a deslocação de objectos à deriva no mar.
O projecto EASY (acrónimo em inglês para Sistema Europeu de Previsão Atlântica), cujos resultados são hoje divulgados, juntou especialistas portugueses, espanhóis e franceses durante 18 meses com o objectivo de melhorar a segurança e mitigar situações de poluição marítima. Nessa reunião, participou a Professora Manuela Juliano do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores.
"Através do site www. http://www.project-easy.info é possível aceder diariamente e em permanência a previsões a três dias das correntes, dos ventos e da ondulação do mar", disse à agência Lusa a coordenadora do EASY, Carla Garcia.
Concretamente, "é possível seguir em qualquer ponto do Atlântico Norte o trajecto de mancha de óleo ou de objectos à deriva, que podem ser fardos ou contentores e até mesmo náufragos, podendo a ferramenta ser adaptada a objectivos específicos e em várias escalas", precisou.
O fim em vista é fornecer serviços, nomeadamente à navegação e, em caso de acidente, aos órgãos de decisão, bem como aos agentes da gestão costeira, sobre a protecção de infra-estruturas e a qualidade da água balnear.
E isso porque tanto é possível seguir um objecto à deriva em alto mar ou uma maré negra como uma descarga num rio ou numa ribeira que possa afectar uma zona balnear, acrescentou Carla Garcia, investigadora da Secção de Ambiente e Energia do Departamento de Engenharia Mecânica do IST.
O projecto, da responsabilidade do professor Ramiro Neves, teve como parceiros a Universidade dos Açores (Departamento de Ciências Agrárias), a MeteoGalicia, o Itecmar (ambos de Espanha) e a Mercator Océan (de França), sendo que os espanhóis se centraram nos modelos de previsão atmosférica e os franceses na modelação de correntes à escala mundial.
A função do IST foi converter numa malha mais pequena e precisa os dados mais gerais de modelos de circulação oceânica, meteorológicos e de ondas fornecidos pelos outros parceiros do consórcio.
A Universidade dos Açores fornece os dados das suas estações de meteorologia e de registo de ondas, que, a par dos modelos de circulação oceânica, atmosféricos e de ondas disponibilizados pelos outros três parceiros, permitem ao IST implementar o seu modelo de previsão do estado do mar, das correntes e do movimento de objectos ou substâncias poluentes em situações de emergência.
O EASY permite também aos utilizadores realizarem simulações online e em tempo real, bastando para isso colocar um objecto em determinada parte do oceano e observar pouco depois a previsão da sua deslocação nas horas seguintes.
As simulações para Portugal continental são efectuadas no Centro de Investigação MARETEC, no IST, e para os Açores no LamTec da Universidade dos Açores.
A equipa de modelação ambiental do MARETEC publica diariamente previsões de agitação ao longo da costa continental e comparações com dados do Instituto Hidrográfico e dos Puertos del Estado, de Espanha, no site www.maretec.mohid.com/ww3.
A fase seguinte do projecto, em que também participará o Instituto Marítimo da Irlanda e o CEFAS (Centro para as Ciências do Ambiente, Pescas e Aquacultura) do Reino Unido, e para a qual já foi pedido financiamento à União Europeia no quadro do programa INTERREG IV, consistirá no alargamento das áreas de previsão de pequena escala e abrangerá a biogeoquímica, que estuda o efeito das algas no volume e na qualidade da água e dos peixes.
(In A União)

Etiquetas: , , , ,