quinta-feira, abril 14, 2011

ISCED perspectiva abertura de cursos de mestrado



Huambo – O Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) do Huambo perspectiva abrir, a partir deste ano, cursos de mestrado, com vista a satisfazer as expectativas académicas da população estudantil, que demonstra avidez em prosseguir com a sua formação.
A pretensão foi manifestada hoje, segunda-feira, à Angop, no Huambo, pelo director- geral do ISCED, Miranda Lopes Miguel, tendo informado que a instituição já tem criadas todas as condições exigidas para o efeito, estando apenas a aguardar pela autorização das estruturas superiores que regulam estes cursos no país.
“Temos a documentação muito bem avançada a nível das estruturas superiores, e aguardamos pela aprovação para iniciarmos com os mestrados. Da nossa parte todas as condições impostas foram criadas, o processo está bem encaminhado e creio que possamos abrir pelo menos um mestrado ainda este ano”, informou.
Miranda Lopes Miguel explicou que numa 1ª fase o ISCED prevê implementar uma edição da Universidade de Açores (Portugal), com quem a sua instituição tem uma colaboração já muito antiga, e pelo facto da documentação sobre a abertura de tal edição estar muito próxima de ser aprovada pelas estruturas superiores.
Explicou que a mesma vai beneficiar, em certa medida, os perfis dos formandos em Geografia e Biologia, uma vez que o mestrado destina-se a formar especialistas em ciências ambientais e da natureza.
“Teremos outros mestrados, logo a seguir ao de ciências do meio ambiente e conservação da natureza, entre os quais o de didáctica de ensino e desenvolvimento curricular, uma edição do ISCED/Lubango. Existem vários mestrados aprovados, só temos que reeditá-los, caso estejamos interessados em implementá-los na nossa instituição”, frisou.
Considerada maior instituição de ensino superior nesta província, o ISCED já formou, desde 2005, cerca de três mil e 500 estudantes.
Deste número de graduados, figuram estudantes que concluíram os seus programas curriculares em 1991.
Em funcionamento desde 1988, o Instituto Superior de Ciências da Educação do Huambo viu a sua actividade interrompida durante cerca de 10 anos, devido ao conflito armado, reatando apenas em 2001.
O ISCED forma professores nas especialidades de Física, Matemática, Biologia, Geografia e Psicologia. Tem uma população discente estimada em, pelo menos, cinco mil estudantes matriculados em dois períodos: regular (manhã e tarde) e pós-laboral (de noite).
Na província do Huambo, antigo centro académico angolano, estão em funcionamento além do Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED), a Faculdade de Medicina, de Ciências Agrárias (FCA), de Direito, Economia, Medicina Veterinária e o Instituto Superior Politécnico.
O Instituto Superior Politécnico, com seis cursos, e o ISCED, com cinco, são as instituições de maior referência por absorverem, todos os anos, maior número de estudantes.
A falta de cursos de mestrados nesta província tem motivado muitos estudantes a se deslocarem ao estrangeiro, enquanto outros têm optado em fazer cursos a distância com recurso a Internet.



(in Angola Press)