quinta-feira, fevereiro 11, 2010

Estudantes gostam de Filosofia e reconhecem a sua importância


O professor baseia-se num estudo da UAç para sustentar que a maioria dos jovens gosta de filosofia.
A filosofia é importante em todas as sociedades que se queiram democráticas e livres. A opinião é defendida pelo professor da Universidade dos Açores Eduardo Oliveira Medeiros, em entrevista ao DI, a propósito da criação do curso de “Filosofia e Cultura Portuguesa” no campus de Angra do Heroísmo da academia açoriana. O curso é lecionado a partir do próximo ano letivo e introduz a área de humanidades em Angra, como há muito vinha sendo reivindicado pelo campus.Eduardo Oliveira Medeiros critica a privação de filosofia nas escolas de ensino profissional, que classifica como um “erro histórico”.O professor acredita, no entanto, que a maior parte dos alunos gosta de filosofia e que reconhece a sua importância.O docente da Universidade dos Açores defende ainda que a Filosofia da Educação deveria ser uma disciplina obrigatória em todos os cursos do ensino superior que qualificam para a docência.
Que importância é que a criação de um curso de filosofia em Angra do Heroísmo tem para o desenvolvimento da sociedade terceirense?A criação de um curso de licenciatura em Filosofia – neste caso, tanto quanto estou informado – de “Filosofia e Cultura Portuguesa” é muito relevante na Sociedade terceirense, do mesmo modo que é noutra ilha ou zona dos Açores e de Portugal no seu conjunto, enquanto partes de um Mundo que se quer sempre mais desenvolvido, culto, democrático e livre. Mas é importante que a Filosofia seja isso mesmo, isto é, que não negue, na prática, a sua própria essência e vocação.
...
ENSINO DA FILOSOFIASente que os jovens têm vindo a perder interesse pela disciplina?Lá diz do ditado: “Ninguém ama o que não conhece”. Se estão a perder o interesse é porque se lhes retira a boa nutrição intelectual e educativa para uma formação pessoal integral e, ao contrário, são-lhes suscitadas competências muitas vezes sem saber o que estas significam fora de um horizonte de saberes, conhecimentos, atitudes e valores.Através de investigação científica de campo, nos Açores, posso sustentar e fundamentar que, na sua maioria, os jovens-alunos gostam de Filosofia e, no último estudo, a maior parte dos inquiridos – num total de 515 respondentes (do 12º ano) e 233 respondentes (do ensino superior universitário) considera que todas as pessoas deveriam ter alguma formação em Filosofia e que a frequência da disciplina no Ensino Secundário foi importante para a sua formação no ensino superior.
Dois ou três anos de ensino de filosofia no secundário são suficientes para desenvolver o incentivo ao pensamento livre dos jovens?Julgo que não, mas depende de muitos fatores e contextos formativos. Depende, por exemplo, do modo como a disciplina é lecionada e do perfil dos professores, bem como das capacidades desenvolvidas também no conjunto das outras disciplinas da Educação de nível secundário. Se os professores desenvolverem práticas pedagógicas e didáticas adequadas, com fundamentos de Filosofia da Educação, os resultados podem ser bem promissores e, a partir daí, a Filosofia poderá ser uma atitude cultural e cívica a cultivar ao longo da vida, a partir das sementes lançadas e bem cultivadas na Educação de nível secundário.
Muitos estudantes ainda têm uma ideia errada sobre o conceito de filosofia e conhecem apenas a vertente de ensino da disciplina no secundário como saída profissional. Em que outras áreas é importante a formação em filosofia?Desde que lecionada sem arrogância intelectual, entendo que a Filosofia pode ser importante em qualquer curso superior e tem efeitos na vida pessoal, cívica e nas diferentes profissões. Além disto, sempre defendi, defendo e defenderei que a Filosofia da Educação deve ser uma disciplina obrigatória em todos os cursos do ensino superior que qualificam para a docência. A Filosofia da Educação é alicerce, pilar e travejamento para verdadeiros processos educativos das pessoas nas dinâmicas da vida.
CurrículoEduardo Oliveira Medeiros é licenciado em História e Filosofia pela Universidade dos Açores. Conta já com quase 25 anos de serviço docente, incluindo a lecionação no Ensino Básico, Secundário e Superior Universitário. É doutorado em Educação, na especialidade de Filosofia da Educação, pela Universidade dos Açores. Autor de diversas publicações na área da educação, tem organizado e participado em vários colóquios, encontros e conferências nacionais e internacionais nas áreas da filosofia da educação, currículo, didáticas e formação de professores.(Os textos desta página foram escritos ao abrigo do novo Acordo Ortográfico).
SUBLINHA O PROFESSOR DA UNIVERSIDADE DOS AÇORES
“Formação técnica só tem relevânciase tiver um sentido humanista”
O ensino na sociedade actual tende a desvalorizar a filosofia e a valorizar áreas técnicas. Concorda?Há, de facto, esta tendência. Mas, pelo contrário, deve haver uma aposta decidida e decisiva na educação integral, num horizonte cultural. Caso contrário, é a deterioração e a decomposição progressivas. Julgo que se irá pagar caro esta fractura e factura no futuro. É preciso um ensino completo e que dê conta da complexidade humana e da diversidade dos saberes. A formação técnica é muito importante mas esta só tem relevância se tiver um sentido humanista de uma educação integral, íntegra e integradora.
O aumento de licenciados em filosofia pode de alguma forma mudar o paradigma do ensino da disciplina no secundário?Pode se eles próprios não quiserem imitar as práticas e requisitos de outras disciplinas. Por exemplo, a ideia de que se valoriza a Filosofia através de um exame externo nacional é uma ideia de que não partilho a não ser, talvez, para os casos em que se justifique a disciplina de Filosofia como requisito para candidatura a um determinado curso. De contrário, a Filosofia deve viver bem com a sua condição de disciplina, desejavelmente obrigatória, sujeita a uma avaliação rigorosa interna. A Filosofia ou descobre a sua vocação pedagógica ou não chega a ser o que deve ser, como disciplina no contexto escolar.
Na ilha Terceira, mais concretamente na Escola Básica e Integrada Tomás de Borba, há um projecto pioneiro que ensina filosofia a crianças a partir dos seis anos de idade. Julga que se seria exequível adaptar este modelo a outras escolas da Região?Desconheço o projecto. Não me pronuncio sobre ele. À parte do projecto, tenho muito receio com experimentalismos. Não se deve brincar às inovações pelas inovações, muito menos em Educação e Filosofia. A Filosofia para crianças é, antes de mais, uma atitude filosófica das crianças. Neste sentido, há muitos anos que é trabalhada no Departamento de Ciências da Educação da Universidade dos Açores, no contexto da disciplina de Filosofia da Educação, na formação de educadores e professores. Sempre fui um defensor da Filosofia mas esta só tem interesse formativo no horizonte da Educação. É nesta abertura que situo a questão. É um tema a amadurecer.

4 Comments:

Blogger oakleyses said...

tiffany and co, christian louboutin shoes, polo ralph lauren outlet, coach purses, nike free, longchamp handbags, coach factory outlet, louis vuitton outlet, tiffany and co, louis vuitton, gucci outlet, kate spade handbags, louis vuitton outlet, true religion jeans, tory burch outlet, kate spade outlet, prada handbags, air max, michael kors outlet, chanel handbags, burberry outlet, ray ban sunglasses, oakley sunglasses, burberry outlet, prada outlet, nike shoes, michael kors outlet, longchamp outlet, louis vuitton handbags, ray ban sunglasses, coach outlet, jordan shoes, michael kors outlet, louboutin outlet, michael kors outlet, polo ralph lauren outlet, air max, michael kors outlet, michael kors outlet, coach outlet store online, louis vuitton outlet stores, oakley sunglasses cheap, oakley sunglasses, true religion jeans, louboutin, longchamp handbags, louboutin

11:39 da tarde  
Blogger oakleyses said...

hollister, louis vuitton uk, michael kors, sac burberry, true religion outlet, nike tn, vans pas cher, abercrombie and fitch, nike roshe run, nike air max, michael kors, louboutin, oakley pas cher, timberland, nike free pas cher, north face, nike trainers, polo ralph lauren, mulberry, ray ban pas cher, michael kors pas cher, new balance pas cher, ray ban sunglasses, air max, air force, barbour, sac longchamp, sac louis vuitton, vanessa bruno, lululemon, sac guess, sac louis vuitton, air jordan, sac hermes, louis vuitton, true religion outlet, nike free, air max, longchamp, hogan outlet, nike roshe, hollister, ralph lauren, north face, polo lacoste, air max pas cher, converse pas cher, nike blazer

11:50 da tarde  
Blogger oakleyses said...

hollister, herve leger, canada goose, insanity workout, nfl jerseys, canada goose, soccer jerseys, north face outlet, p90x, ugg, uggs outlet, canada goose, marc jacobs, new balance shoes, ugg pas cher, canada goose outlet, ferragamo shoes, canada goose uk, celine handbags, jimmy choo outlet, abercrombie and fitch, reebok outlet, mac cosmetics, longchamp, wedding dresses, ugg boots, beats by dre, mcm handbags, asics running shoes, ghd, giuseppe zanotti, babyliss pro, soccer shoes, canada goose jackets, ugg boots, ugg australia, lululemon outlet, birkin bag, mont blanc, north face jackets, nike huarache, nike roshe run, bottega veneta, chi flat iron, rolex watches, instyler, vans shoes, valentino shoes

12:08 da manhã  
Blogger oakleyses said...

montre homme, iphone 6 cases, thomas sabo, swarovski crystal, hollister clothing store, swarovski, lancel, rolex watches, moncler, ray ban, wedding dresses, air max, hollister, ugg, ralph lauren, coach outlet store online, pandora jewelry, converse, baseball bats, oakley, louboutin, juicy couture outlet, moncler, gucci, air max, pandora charms, hollister, moncler outlet, timberland boots, louis vuitton, toms shoes, juicy couture outlet, canada goose, vans, parajumpers, moncler, ugg, pandora charms, canada goose, moncler, moncler, links of london, converse shoes, moncler, supra shoes, karen millen

12:17 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home