quarta-feira, maio 24, 2006

Desertificação e Regime Hídrico

O Professor Doutor Francisco Cota Rodrigues, do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores, discutiu com os alunos da Escola do Primeiro Ciclo do Ensino Básico do Raminho, na ilha Terceira-Açores, no dia 23 de Maio, o tema "Desertificação e Regime Hídrico".
Essa sessão foi organizada pelas Drªs Aurora Pais e Eva Vidal.
Este docente abordou a questão da desflorestação e as consequências de tal prática na capatação de água nas ilhas Açorianas. Esse efeito é perfeitamente visível, por exemplo, na ilha de Santa Maria.
A alteração do regime hídrico nos Açores, devido à intervenção humana, iniciou-se logo após o povoamento do Arquipélago dos Açores. Na ilha de Santa Maria, onde a primeira povoação foi oficialmente fundada, na actual Vila do Porto, à data do povoamento desaguavam duas ribeiras de águas cristalinas, hoje, apenas uma é perene, e o desaperecimento da outra, deveu-se à quase total desflorestação da ilha, que alterou o regime hídrico, tendo-se contibuído desse modo para o aumento da desertificação física da ilha de Gonçalo Velho.

sábado, maio 06, 2006

Ano Internacional dos Desertos e Desertificação no Campus de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores

Intervenções - Acções

Ao longo deste ano de 2006, os docentes e investigadores do Campus de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores, abordarão questões relacionadas com os Desertos e a Desertificação, sob a forma de conferências, seminários ou sessões, em todos o níveis de ensino, com vista a comemorar, o Ano Internacional dos Desertos e da Desertificação, proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas. A seguir apresentam-se o tema que cada participante pretende abordar, bem como os níveis de ensino a que se destinam (Primeiro, segundo e terceiro ciclo e Secundário, bem como Público em Geral) e as ilhas do Arquipélago onde poderão ir, se solicitados.

Nota- Se pretender abordar na sua turma, na sua escola ou na sua autarquia algum destes temas, por favor solicite informaçãoes para:


felix@notes.angra .uac.pt